2 Comments

Pura História #2 – UFC 2: A continuação da dinastia

Fala aí galera, bem-vindos a mais um Pura História, um quadro feito pelo In The Fight Club em parceria com o MMA By Neko! Hoje, falaremos sobre o UFC 2: No Way Out, o 2º evento realizado pelo UFC, contendo 16 participantes incluindo diversos participantes da 1ª edição, entre eles, o grande campeão Royce Gracie. Após 4 meses desde o 1º UFC, o 2º UFC já tinha sua estrela definida e o membro da família Gracie não decepcionou, levando mais um UFC para casa. Para saber tudo que rolou na segunda edição do Ultimate Fighting Championship, clique abaixo!

UFC 2: No Way Out

11 de Março de 1994
Mammoth Gardens, Denver, Colorado, EUA

Estréias: Remco Pardoel, Johnny Rhodes, Orlando Wiet, Fred Ettish, Scott Morris, Minoki Ichihara, Scott Baker, Alberta Cerra Leon, Robert Lucarelli, Thaddeus Luster, Frank Hamaker, David Levicki, Ray Wizard, Sean Daugherty

8ªs de Final
Scott Morris derrotou Sean Daugherty por finalização – guilhotina aos 20 segundos
Patrick Smith derrotou Ray Wizard por finalização – guilhotina aos 58 segundos
Johnny Rhodes derrotou David Levicki por finalização – socos aos 12:13
Frank Hamaker derrotou Thaddeus Luster por TKO aos 4:52
Orlando Wiet derrotou Robert Lucarelli por TKO aos 2:50
Remco Pardoel derrotou Alberta Cerra Leon por finalização – armlock aos 9:51
Jason DeLucia derrotou Scott Baker por finalização – socos aos 6:41
Royce Gracie derrotou Minoki Ichihara por finalização – estrangulamento aos 5:08

4ªs de Final
Patrick Smith derrotou Scott Morris por KO aos 30 segundos
Johnny Rhodes derrotou Fred Ettish por finalização – Rear Naked Choke aos 3:07
Remco Pardoel derrotou Orlando Wiet por KO aos 1:29
Royce Gracie derrotou Jason DeLucia por finalização – armlock aos 1:07

Semifinais
Patrick Smith derrotou Johnny Rhodes por finalização – guilhotina aos 1:07
Royce Gracie derrotou Remco Pardoel por finalização – estrangulamento aos 1:31

Final
Royce Gracie derrotou Patrick Smith por finalização – socos aos 1:17

Para muitos, o UFC 1 foi quem iniciou toda a história, mas poucos sabem que foi o UFC 2 quem realmente fez o UFC chamar a atenção do povo. Após uma matéria do New York Times que dizia que após venderem boxe e pro wrestling, nós começaríamos a ver mortes em PPV, o UFC 2 estourou, vendendo mais de 100.000 PPVs. Um torneio mais organizado, de 16 homens e com a estreia de John McCarthy foi feito e o UFC 2 cumpriu o que prometeu, bastante ação e brutalidade em suas lutas.

Royce Gracie, desta vez considerado favorito, não decepcionou e derrotou 4 homens para se tornar, novamente, o campeão do UFC. As 4 vitórias elevaram o cartel de Royce para 7-0 e lhe deu 60.000 dólares de premiação.

Uma coisa que podemos perceber no UFC 2 é outros oponentes usando o jiu-jitsu em suas lutas. Patrick Smith, Scott Morris e Remco Pardoel todos passaram com o já famoso jiu-jitsu de Royce Gracie pelas 8ªs de final, junto deles, Royce Gracie obviamente, o veterano do UFC 1 Jason DeLucia, o fortíssimo striker Orlando Wiet, Frank Hamaker e Johnny Rhodes.

Mas foi nas quartas-de-final que as coisas ficaram interessantes, alguns dos mais brutais nocautes do UFC foram vistos nessa etapa.

Royce Gracie não inovou, finalizando Jason DeLucia em apenas 67 segundos, Rhodes também passou com uma finalização, sobre o substituto Fred Ettish, que substituía um lesionado Frank Hamaker. Scott Morris e Orlando Wiet foram os que saíram pior, sofrendo dois nocautes brutais no evento.

Os nocautes de Pat Smith e Renco Pardoel chamaram a atenção dos fãs, que viam em ambos, possíveis oponentes para Royce Gracie. Remco Pardoel foi o primeiro a ter uma chance contra o brasileiro e não deu outra, Royce Gracie finalizou o lutador de 115 quilos em apenas 1 minuto e 31 segundos. Mais uma vitória de Royce, que ia à sua segunda final consecutiva, seu oponente sairia do vencedor de Johnny Rhodes e Patrick Smith.

Patrick Smith novamente fez um serviço rápido e em 67 segundos colocou Johnny Rhodes pra dormir com uma guilhotina. Patrick Smith enfrentaria Royce Gracie na final.

Na tão esperada final, Royce Gracie enfrentava Patrick Smith, kickboxer de 102 kg e 1,90 de altura que havia treinado Jiu-Jitsu nas preparações para o UFC 2. Patrick havia participado do UFC 1, sendo derrotado por Ken Shamrock na 1ª fase, mas parecia um lutador mudado, muito mais agressivo e confiante, a soma de suas lutas dava menos de 3 minutos no total e Smith só não era o favorito da luta pois o homem do outro lado já era considerado o maior do mundo na época.

Royce não desapontou, em 1 minuto e 17 segundos já estava montado desferindo socos e mais socos em Patrick Smith que nada pôde fazer contra o brasileiro, senão desistir. Fim de luta. Royce conquistava o mundo novamente e se tornava cada vez mais uma lenda no UFC.

 

O mundo estava nos pés do rei Royce Gracie, que continuava conquistando a todos, porém todos sabiam que ninguém era imbatível e que uma hora o domínio de Royce acabaria. O UFC 3: The American Dream aconteceu em setembro de 1994 e ficou marcado como o 1º UFC onde Royce Gracie não saiu como o campeão. Como? Vocês descobrem semana que vem. Até lá!

Inspirado nos artigos do Livro ‘The UFC Encyclopedia’ de Thomas Gerbasi. Traduzido e adaptado por Lucas Lutkus e In The Fight Club. Todos os direitos reservados.

Agradecimentos especiais à Murilo Dos Santos

 

About Lucas Lutkus

Acessem http://winformativo.com/ e https://inthefightclub.wordpress.com/

2 comments on “Pura História #2 – UFC 2: A continuação da dinastia

  1. Belíssimo artigo Lucas, ansioso para a próxima edição !

  2. Se você aceita uma crítica construtiva eu tenho que dizer que o tem é fantástico mas foi abordado de maneira muito superficial.

    Você poderia falar mais das lutas e dos lutadores. Uma sugestão é colocar o nome do lutadores e um hiperlink para sherdog ou wiki.

    Só uma sugestão, valeu e parabéns pelo blog.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: